Crianças Saudáveis
Crianças Saudáveis, Futuro Saudável
Para promover conhecimento e meios para uma alimentação saudável e nutritiva, a General Mills, em parceria com a Instituto Melhores Dias, realiza o programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável nas comunidades com as quais está presente por meio de suas unidades produtivas.
O programa acontece em escolas públicas em três frentes:
- Avaliação Nutricional e Diagnóstico: medição e acompanhamento de altura, peso e exames de hemoglobina das crianças; testes de conhecimento sobre nutrição e estilo de vida saudável para alunos e professores.
- Tratamento de suplementação de ferro quando necessário e com autorização dos pais ou responsáveis.
- Educação Nutricional: treinamentos para professores, merendeiras, agentes comunitários sobre saúde, educação sanitária, hortas e nutrição; jogos educativos para crianças sobre hábitos saudáveis; atividades de prevenção à obesidade infantil; construção e manutenção de hortas escolares; workshops às famílias para encorajamento da construção de hortas domésticas.
A projeto foi iniciado em 2016, com atuação nas cidades de Cambará (PR), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Pouso Alegre (MG), com expansão para outras três cidades em 2019: Paranavaí (PR), Ribeirão Claro (PR) e São Bernardo do Campo (SP). Em quase cinco anos, atendeu 110.886 alunos, 6.924 professores, 675 merendeiras e 1069 agentes comunitários, em 291 escolas públicas, beneficiando direta e indiretamente 444 mil pessoas.
Atualmente o projeto atua nas cidades de Paranavaí (PR), Ribeirão Claro (PR) e São Bernardo do Campo (SP).
Confira os principais números do programa ‘Crianças Saudáveis, Futuro Saudável entre 2016 a 2019:
- 444 mil pessoas beneficiadas
- 110.886 alunos que participam das atividades
- 291 escolas diferentes foram atendidas
- Treinamentos realizados para 6.924 professores, 675 merendeiras e 1069 agentes comunitários
- 52 hortas em funcionamento, somando 313 canteiros
- Após mapeamento das comunidades do entorno das escolas do programa, foram descobertas 743 hortas domésticas e cinco hortas comunitárias (duas em Cambará, uma em Pouso Alegre e duas em Jaboatão). Cerca de 3.300 pessoas são beneficiadas apenas com as hortas domésticas
- Níveis de anemia entre as crianças atendidas diminuiu em até 66% (medição nas três primeiras cidades do projeto, após consolidação das ações).